Olá! Nós somos o Vinicius Terror (sim esse é o meu sobrenome de verdade!) e a Simone Ribeiro. Somos um casal de ex-biólogos que largou tudo para viver da nossa fotografia e há quase 10 anos somos fotógrafos de casamento.

Durante todo esse tempo vivenciando cerimônias e festas de casamento quase todos os finais de semana, começamos a observar algumas coisas que eventualmente não saiam do jeitinho que os noivos planejaram. E muitas vezes percebemos que a maior causa desses probleminhas estava na falta de comunicação entre os noivos e seus fornecedores.

A gente bem sabe que organizar um casamento não é uma tarefa fácil. Ficar noiva é entrar em um mundo paralelo que vai te consumir muito tempo durante mais ou menos um ano. Quando eu e a Simone decidimos nos casar, assim que começamos a pensar nos preparativos tomamos um baita susto. Nunca imaginávamos que eram tantas coisas a se decidir sobre assuntos que a gente nem fazia ideia.

Hoje, quando um casal se reúne com a gente pra falar de fotografia, a conversa flui por horas, falamos de tudo. Contamos sobre nossas experiências e sobre nossas observações durante esses quase 200 casamentos que já fotografamos. E como o feedback é sempre positivo, resolvemos reunir aqui algumas dessas dicas que a gente vem colecionando ao longo dos últimos 10 anos.

São dicas simples, mas quem nem todo mundo vai te contar quando você começar a pesquisar. Esperamos que elas te ajudem  bastante e deixem seu tão esperado dia mais tranquilo pra você poder curtir sem preocupações!

 

CUIDADOS NA ORGANIZAÇÃO DO SEU CASAMENTO PODEM TE AJUDAR A TER LEMBRANÇAS AINDA MAIS INCRIVEIS

Organizar um casamento não é uma tarefa fácil! São meses (anos em alguns casos) de preparação repletos de novas descobertas a cada dia, muita pesquisa, muitas ideias, muitas escolhas… Você acabou de ficar noiva, algo totalmente novo, às vezes inesperado em sua vida!

Passada a euforia, a emoção inicial do momento, vem a famosa pergunta: e agora? Por onde começar?

E é aí que você pode cair numa baita armadilha se não tiver cuidado e principalmente alguém experiente e profissional para te ajudar a organizar seu casamento.

O mercado de casamentos movimenta no Brasil quase 20 Bilhões de Reais por ano, é realmente uma indústria. E em um mercado tão competitivo, infelizmente, você deve estar preparada para encontrar de tudo.

De fornecedores honestos, verdadeiramente preocupados em lhe oferecer a melhor experiência possível no dia do seu casamento a fornecedores que entram no mercado com o único e simples intuito de lucrar, sem medir as consequências. Gasta-se rios de dinheiro com coisas supérfluas sem sequer entender a razão, o valor ou a função de tal produto ou serviço.

E é por isso que você deve ter cuidado, manter os pés e a cabeça no chão para conseguir deixar seu casamento com a sua cara, com o que realmente é importante pra você.

Cada casal, cada família é diferente e nós como fornecedores de casamento devemos acima de tudo entender isso e buscar mostrar em nosso trabalho essas diferenças, sejamos fotógrafos, decoradores, celebrantes ou estilistas.

Sendo assim, minha primeira dica pra vocês é:

 

1 – SAIBA O QUE VOCÊ QUER ANTES MESMO DE COMEÇAR A PROCURAR POR FORNECEDORES.
casamento na area da piscina na vila relicario
igreja do pilar em ouro preto
Fotos: Vinicius Terror / True Love Stories

É importante você ter uma idéia, mesmo que ainda superficial, sobre o que você quer. Tenho certeza que a partir do momento em que você ficou noiva, no mesmo instante você já começou a idealizar seu casamento… Começou a montar imagens em sua cabeça baseado no pouco que você conhece sobre o assunto.

Ali naqueles primeiros momentos você começa a se imaginar em um lugar aberto com um lindo pôr do sol e vista para as montanhas ou para o mar… Ou então entrando deslumbrante em uma igreja ao som da marcha nupcial. Seja como for, desde o primeiro momento, certamente você já sabe o que quer.

Abrace essa ideia até o final e encontre alguém disposto a abraçá-la junto com você.

 

2 – PESQUISE BASTANTE ANTES DE MARCAR REUNIÕES.

dicas para organização de casamento

Como eu disse na introdução desse texto, o mercado de casamentos é gigantesco e por isso mesmo você encontra fornecedores para todos os gostos e claro, para todos os bolsos.

Falando em fotografia que é a minha área de atuação, você vai encontrar variações enormes nos orçamentos. Há fotógrafos cobrando 2, 3 mil reais pela mesma jornada de trabalho que um outro fotógrafo pode cobrar 6, 10 ou até 15 mil reais.

E não se engane, isso tem um motivo. Um fotógrafo que cobra 2 mil reais por um trabalho, certamente terá que trabalhar 3 vezes mais que o colega que cobra 6 mil pelo mesmo tempo de trabalho. Ou então vai ter que abrir mão de qualidade em seu trabalho.

Por isso a probabilidade de o trabalho do segundo ser significativamente melhor é muito grande. Ele vai se dedicar mais ao atendimento e solucionar seus problemas rapidamente, vai se dedicar com muito mais carinho à edição das suas fotos e certamente te oferecer um álbum com qualidade de uma verdadeira obra de arte. Além disso, cobrando melhor ele tem dinheiro e tempo para investir em sua formação, fazer cursos, participar de congressos. Tudo isso conta não apenas na qualidade do trabalho oferecido mas também influencia muito na experiência que essa pessoa vai te oferecer.

O mesmo vale para qualquer produto ou serviço que você vai contratar. Portanto procure por fornecedores que costumem atender a clientes com o perfil parecido com o seu. Nada de contratar fotógrafo porque foi presente da madrinha hein 🙂

Bom, supondo que você tenha pesquisado bastante sobre os fornecedores e já tenha a essa altura uma boa lista com seus favoritos, é hora de marcar reuniões e conhecê-los pessoalmente.

E é aqui que de fato começamos a falar sobre o tema dessa matéria. Depois de fotografar mais de uma centena de casamentos a gente começa a reparar em algumas coisas que se repetem em muitos casamentos e que às vezes podem prejudicar o registro das lembranças desse dia tão especial, seja no seu álbum de fotos ou no vídeo.

Portanto, a partir daqui, o que você vai ler é minha opinião como fotógrafo, sobre algumas decisões que você vai ter que tomar em algum momento e que podem deixar seu álbum de fotos incrível ou prejudicá-lo.

Aqui não quero discutir o que é ou não tendência, apenas mostrar como algumas pequenas mudanças podem facilitar a vida do seu fotógrafo para que ele não tenha dificuldades técnicas a driblar o tempo todo e possa se dedicar de corpo e alma a enxergar os melhores momentos desse dia e transformá-los em lembranças para vocês, seus filhos e netos…

 

3 – VALORIZE A FOTOGRAFIA

site com dicas para quem vai começar a organizar um casamento

Eu costumo brincar com meus casais dizendo que apesar de eles se empenharem ao máximo na organização do seu casamento não é raro que alguma coisinha fuja do roteiro planejado na hora H.

Se o buffet não estava de acordo com suas expectativas, você vai ficar triste, esbravejar, mas no final, muitos nem vão perceber o que aconteceu e em alguns dias você já até desencanou. A decoração cometeu algum erro e não deu pra consertar na última hora? Tudo bem, afinal tá lindo do mesmo jeito e novamente é bem provável que ninguém repare. No meio da festa você já nem pensa mais nisso.

Mas se você não gostar do seu álbum você terá ele para sempre e essa é uma frustração da qual você nunca vai conseguir se livrar.

Por isso valorize a fotografia, entenda que ela é uma forma incrível de guardar lembranças de momentos importantes que se desfazem com o tempo, mas deveriam durar pra sempre. Capriche na escolha do fotógrafo. Conheça-o pessoalmente. Você precisa confiar nele, afinal está entregando em suas mãos os registros daquele que talvez seja o momento mais importante de sua vida até agora. E preste bastante atenção na próxima dica 🙂

 

4 – NUNCA ESCOLHA UM FORNECEDOR APENAS PELO PREÇO.

Como eu disse ali em cima, nesse mercado não existem milagres. Ser fotógrafo custa caro. Uma boa câmera hoje custa no Brasil pelo menos 7 mil reais. Um bom fotógrafo trabalha com duas, mas um fotógrafo precavido tem mais uma de backup. Imagina se a câmera trava bem na entrada da noiva? Sem contar as lentes, flashes, baterias (pasmem, uma bateria para câmera fotográfica chega a custar R$ 300,00), hd´s para armazenamento e backup, armazenamento na nuvem, computador para edição, seguro dos equipamentos. Uma mochila razoavelmente bem equipada de um fotógrafo de casamentos pode carregar facilmente R$ 60 mil em equipamentos. E pasmem novamente: a maioria dos fotógrafos não tem seguro!

Quando se investe mais em um bom fotógrafo, você não está investindo apenas em melhores fotos, mas na maioria das vezes em uma experiência muito mais agradável do atendimento à entrega do seu álbum. Não se paga mais caro apenas pelo olhar de um fotógrafo, mas também pela segurança de saber que se ele for assaltado no evento da semana anterior ele ainda tem condições de ter um bom equipamento para fotografar seu casamento e de que ele jamais vai perder suas fotos, como acontece mais frequentemente do que você imagina. Aqui no estúdio, no dia seguinte ao casamento já temos várias cópias do material do seu casamento, sendo pelo menos uma delas na nuvem. E isso obviamente custa mais caro pra mim e consequentemente pros meus clientes.

Quando um casal me contrata não é pelas minhas mais de 160 premiações como fotógrafo de casamento (olha a modéstia escorrendo pelo ralo, kkk) mas pelo esforço, dedicação e investimento em minha formação como fotógrafo nos últimos 10 anos que me levaram a conquistar esses prêmios o reconhecimento que eu tenho. E novamente, investir em minha formação me custa caro e por tabela, meu trabalho fica mais caro.

Portanto, pense com carinho no orçamento que vai dedicar à fotografia, afinal, o valor que você paga pelo álbum de um ótimo fotógrafo nem é tão alto comparado aos custos de outros fornecedores do casamento. Não vai economizar logo nas lembranças que vão te acompanhar pra sempre.

Evite empresas que oferecem serviços casados de foto e video. Apesar de ser mais prático e mais barato, o argumento é o mesmo. Se já é difícil se especializar e oferecer um serviço confiável de fotografia cobrando pouco, imagine acrescentar o trabalho de filmar e editar que muitas vezes pode ser ainda mais complexo e exigir equipamentos ainda mais caros? Procure por empresas parceiras, mas que cada um cuide da sua área específica!

 

5 – SE VOCÊ DECIDIU INVESTIR EM UMA BOA FOTOGRAFIA E QUER CONTRATAR FILMAGEM: 

Caso você faça questão de contratar a filmagem para seu casamento, esteja disposta a gastar o mesmo valor ou mais do que o investido na fotografia. Certifique-se de contratar uma empresa de filmagem com o mesmo estilo e nível técnico da equipe de fotografia. Inevitavelmente equipes de fotografia e filmagem acabam atrapalhando uns aos outros e não faz sentido sacrificar uma boa equipe de fotografia com uma equipe de vídeo que não vai te entregar um material de alto nível (e vice versa).

Prefira equipes pequenas com no máximo dois fotógrafos e 2 cinegrafistas.  Equipes muito grandes acabam formando verdadeiros paredões e bloqueando a visão dos convidados. De repente seu casamento pode virar uma cena digna do filme “Homens de Preto”:

 

 

Peça ao seu fotógrafo indicações de equipes de filmagem com as quais ele esteja acostumado a trabalhar (ou vice versa). Equipes parceiras vão tornar as coisas muito mais harmoniosas durante a sua cerimônia de casamento além de ser uma opção com mais qualidade e mais confiável às empresas que oferecem serviços casados de foto e vídeo por preços mais baratos.

Também vale a pena pedir à equipe de cerimonialistas / assessoras para que não fiquem tão coladas ao altar.

 

6 – AVISE OS CONVIDADOS POR EMAIL SOBRE A FORMA DE SEU FOTÓGRAFO TRABALHAR

A maioria dos casais que nos contratam, buscam fotografias espontâneas. E se você também busca lembranças assim do seu casamento aí vai uma dica que pode ajudar muito:

Provavelmente você tem uma lista de e-mails dos seus convidados, ou pelo menos dos mais importantes. Mande um pequeno e-mail para eles explicando como seu fotógrafo trabalha e pedindo que procurem agir naturalmente na presença dele. Que fiquem à vontade para pedir algumas fotos, mas que não precisam posar toda vez que o fotógrafo chegar perto! Oura boa opção é dar o recado pelo microfone mesmo, no começo da festa!

 

dicas para o seu dia da noivaGeralmente associa-se ao making of aquelas fotos da noiva se maquiando. Mas o making of pra mim é muito mais que isso.

Quando fotografo um casamento estou buscando apresentar com minhas fotos uma história com começo, meio e fim.

E o making of, ou dia da noiva, é exatamente o começo, a introdução da sua história. Ali o fotógrafo registra como você viveu os instantes que precedem um momento planejado e ansiosamente aguardado por muitos meses.

É ali que o fotógrafo vai conhecer e apresentar personagens importantes da história: os familiares mais próximos, madrinhas e padrinhos.

É ali que ele vai entender e mostrar com suas fotos como você e sua família lidam com as emoções, a tensão, a ansiedade, entender e mostrar como vocês se relacionam e demonstram seus sentimentos.

Cada família é única e tem a sua própria maneira de se relacionar e o making of é o momento perfeito para o fotógrafo entender um pouco mais sobre a sua família.

E claro, é um momento importante para que ele consiga se conectar com todos e fazer com que pelos menos as pessoas mais próximas sintam-se confortáveis na presença dele desde o começo.

 

Seguem então algumas dicas pra você aproveitar esse momento ao máximo e ter recordações verdadeiras sobre os primeiros momentos do seu grande dia:

 

7 – ESCOLHA UM LUGAR ACONCHEGANTE, ONDE VOCÊ SE SINTA À VONTADE E CONFORTÁVEL COM AS PESSOAS EM VOLTA.

Se você vai se casar na sua cidade, recomendo muito que você se arrume em sua própria casa. Tem lugar mais aconchegante e confortável do que a nossa casa?

Há quem diga que não quer se arrumar em casa pois é meio bagunçado. Mas mesmo em um bom quarto de hotel, no final das contas, sempre tem bagunça.

Em um quarto de hotel todos os objetos pessoais ficam espalhados, afinal eles não estão em sua casa, guardados no devido lugar. Sempre tem cama cheia de bagunça, frigobar cheio de coisinhas por cima, roupas espalhadas…

Portanto, já que é pra ter bagunça, que seja a sua, afinal mesmo a nossa bagunça conta um pouquinho da nossa história e de quem a gente é!

Bom, se for um destination wedding não tem jeito né! Escolha um hotel com um quarto amplo e espaçoso. Calcule quantas pessoas estarão com você e o tamanho da equipe de maquiagem, cinegrafistas e fotógrafos. Muitas vezes, só as equipes de fornecedores podem contar com 5 ou mais pessoas e se o quarto não for amplo, será um Deus nos acuda!

Escolha um quarto com janelas grandes caso vá se arrumar de dia. A luz das janelas é incrível e rende fotos maravilhosas.

Peça a sua maquiadora que evite tripés com iluminação muito próximos de você. Sei que é importante para elas ter uma boa iluminação, mas essa luz não é boa para suas fotos e, principalmente, o tripé com toda a estrutura de iluminação poluem o ambiente e nos deixam sem opções de ângulos para fotografar.

Sei que existem ótimos salões com uma estrutura bacana pra cuidar das noivas no dia do casamento, mas meu conselho é evitá-los.

Salões são ambientes muito pouco pessoais, como muitas pessoas circulando.

Além disso não são o ambiente mais favorável para se fotografar pois são geralmente cercados de espelhos, refletindo a imagem do próprio fotógrafo e dos cinegrafistas em quase todas as fotos.

Já fotografei em salões onde havia mais de 10 noivas se arrumando ao mesmo tempo. Imagina a confusão e o estresse? Melhor curtir com calma junto das pessoas mais queridas.

Converse com a sua maquiadora, hoje é muito comum elas te atenderem em casa ou em um hotel no dia do seu casamento.

 

8 – PENSE NA LOGÍSTICA DE DESLOCAMENTO DO LOCAL ONDE VOCÊ VAI SE ARRUMAR ATÉ O LOCAL ONDE VAI ACONTECER A CERIMÔNIA DO CASAMENTO.

Se você mora em uma cidade grande é bom calcular o tempo de deslocamento com antecedência. Escolha um local que seja o mais próximo possível de onde vai acontecer a cerimônia para que você não perca tempo com o deslocamento enquanto poderia estar tranquila curtindo a última taça de espumante no hotel.

9
8
9 – CONVIDE PESSOAS QUERIDAS PARA COMPARTILHAR ESSE MOMENTO COM VOCÊ.

Não tem nada mais tenso do que uma noiva se arrumando sozinha momentos antes de subir ao altar. A companhia de pessoas queridas ajuda muito a lidar com as emoções nesses momentos. Chame sua mãe, irmã, madrinhas… O mesmo vale para o noivo! Pra nossa história, quanto mais personagens melhor!

 

10 – NÃO DEIXE DE CONTRATAR A COBERTURA FOTOGRÁFICA DO MAKING OF DO NOIVO.

Sei que muitos noivos torcem o nariz para a ideia de ter um fotógrafo acompanhando seu making of, mas a importância do making of do noivo é a mesma que a do making of da noiva. Da mesma forma, esse é um momento importante para o noivo, seus familiares e amigos se acostumarem com as câmeras e se sentirem mais à vontade para agir naturalmente na nossa frente ao longo do dia.

Ele pode ficar tranquilo que ao final do making of e durante o resto do dia eu garanto que ele estará se sentindo entre amigos em nossa presença.

11 – AO FECHAR O CONTRATO PARA MAQUIAGEM DEIXE O HORÁRIO COMO SE VOCÊ FOSSE SE CASAR 30 MINUTOS MAIS CEDO.

Se seu casamento estiver marcado para as 16h, assine o contrato como se ele fosse às 15:30 (sem a maquiadora saber que na verdade será as 16h). Isso vai evitar um eventual atraso e garantir que teremos pelos menos 20 minutos para uma sessão de retratos com você pronta.

Muitas vezes na correria do dia, as noivas acabam ficando prontas em cima da hora e ficamos sem a oportunidade de fazer bons retratos. E quem não quer ter todos os detalhes do vestido, do cabelo, maquiagem e jóias registrados com perfeição no seu álbum?

Não deixe de separar esses minutinhos para seus retratos!

Ah, e se possível procure ter o seu bouquet em mãos nesse momento para compor os retratos. Combine isso com sua decoradora.

 

Tratando-se de cerimônias de casamento, temos basicamente duas opções: indoor (igrejas e salões fechados) e outdoor (casamentos ao ar livre). E acredito que essa seja a primeira de muitas escolhas com que uma noiva se depara durante a organização do seu casamento. Seja qual for a sua escolha, listei aqui algumas dicas que vão te ajudar a ter fotos inesquecíveis da sua cerimonia de casamento:

 

12 – ESCOLHA COM MUITO CARINHO QUEM VAI CELEBRAR O SEU CASAMENTO.

Seja na igreja ou em outro local, a escolha do celebrante é um ponto fundamental para uma boa cerimônia de casamento.

Se você for se casar na igreja, procure conhecer o padre, veja se vocês se identificam com suas ideias.

Se você for se casar ao ar livre há duas boas opções:

A primeira é contratar um celebrante profissional. Existem hoje vários celebrantes que conduzem cerimônias incríveis e emocionantes.

Peça ajuda a sua cerimonialista para conhecer alguns deles e escolher aquele com quem vocês mais se identificam.

Uma outra opção é escolher amigos ou familiares para conduzirem a cerimônia.

Nesse caso, a choradeira é garantida, assim como boas risadas. Uma pessoa que conhece o casal e sua história, sem dúvida é a melhor escolha para celebrar com vocês esse momento tão especial.

 

13 – FIQUE ATENTA ÀS REGRAS DA IGREJA

Se você vai se casar na igreja, fique atenta às regras. Existem igrejas quem impõem regras bastante severas como a permissão apenas do uso de cerimoniais da própria igreja, restrições com relação à decoração. Na maioria delas não é permitido fotografar momentos específicos da cerimônia como a homilia ou não permitem que o fotógrafo acesse o altar, impedindo de fotografar o casal e suas expressões de frente. Confira antes para evitar alguma situação desagradável.

 

14 – PLANEJE COM CUIDADO O HORÁRIO DA SUA CERIMONIA AO AR LIVRE

É muito comum a gente ouvir as noivas dizendo que querem se casar ao pôr do sol. Mas é preciso planejar cuidadosamente o horário. O ideal é que sua cerimônia termine cerca de 20 minutos antes do horário calculado para o sol se por.

Assim você garante que sua cerimonia comece e termine com a luz natural e ainda tem tempo para fazer lindas fotos de casal e com os padrinhos e familiares com uma luz linda.

Foto: Vinicius Terror / True Love Stories

Procure na internet o horário exato do pôr do sol no dia do seu casamento (use esse site: http://www.sunrise-and-sunset.com/pt/sun/brasil – basta selecionar a cidade e em seguida  a data), planeje o tempo de duração da cerimônia com seu celebrante e marque o horário do início da cerimônia no convite com 30 minutos de antecedência para evitar atrasos.

 

15 – PLANEJE COM CUIDADO O ANGULO PARA POSICIONAR O ALTAR EM RELAÇÃO AO SOL

Toda noiva que vai se casar ao ar livre sonha com um dia lindo de céu azul e um pôr do sol maravilhoso. Mas se você não cuidar da posição do altar em relação ao sol, toda essa combinação pode virar um verdadeiro pesadelo.

Evite montar um altar em que vocês fiquem de frente para o sol. No final da tarde o sol vai estar mais baixo e vai incidir diretamente nos seus olhos e dos seus convidados, tornando praticamente impossível acompanhar a cerimônia de olhos abertos.

O ideal é que o altar seja disposto em um ângulo de 45 a 60 graus em relação a vocês.

Tome cuidado também com os arcos decorados com flores ou gazebos. Apesar de super charmosos, quando o sol está mais baixo no final da tarde ele pode ser bloqueado pela estrutura e fazer sombra nos noivos. Ou pior ainda, fazer sombra no noivo e deixar a noiva de vestido branco no sol (isso é o pesadelo pra qualquer fotógrafo, até o mais experiente).

Caso opte pelos arcos, escolha estruturas finas e posicione o arco a pelo menos 2m atrás do celebrante. Os gazebos realmente não são uma boa opção para casamentos de dia com sol. Se for inevitável, opte por um coberto com um tecido branco semitransparente para que ele não bloqueie totalmente a luz do sol prejudicando seu cenário no seu álbum de casamento

 

16 – RESERVE UM ESPAÇO DE PELO MENOS 1,5M ATRÁS DO CELEBRANTE PARA O FOTÓGRAFO E CINEGRAFISTAS.

 

É importante que haja um bom espaço para as equipes de fotografia e video se deslocarem atrás do altar, permitindo que a gente possa se posicionar da melhor forma para captar suas expressões durante a cerimônia.

 

17 – RETRATOS COM PADRINHOS E FAMILIARES

A sessão de retratos formais com a família e padrinhos é super importante, mas muitas vezes acaba demorando mais que o esperado. Já vi casais passarem quase uma hora apenas fazendo essas fotos. Caso você prefira, combine com sua cerimonialista de fazer apenas uma foto com todos os pais, uma foto com todos os irmãos, uma foto com os avós, uma foto com o grupo de padrinhos e uma foto com o grupo de madrinhas. Assim garantimos que todos estejam no álbum e gastamos no máximo 15 minutos para fazer essas fotos.

Fotos: Vinicius Terror e Simone Ribeiro / True Love Stories

Muitas vezes gasta-se muito tempo fazendo essas fotos separadas. Primeiro os pais do noivo, depois os da noiva, depois todos juntos. Em seguida os irmãos da noiva, depois os irmãos do noivo e depois todos os irmãos juntos…

Mas se afinal o intuito desse dia é justamente celebrar a união dessas famílias, logo no álbum de fotos vamos separá-las? Além das pessoas ficarem se repetindo nas fotos, ficam tantas fotos que pra colocar tudo no álbum elas tem que ficar pequenininhas.

 

18 – SESSÃO DE RETRATOS COM OS NOIVOS

Reserve pelo menos 30 minutos com seu fotógrafo para fazer algumas fotos logo depois da cerimônia, enquanto seus convidados se deslocam e se acomodam na festa. Além de render fotos lindas de vocês vestidos de noivos é o primeiro e muitas vezes o único momento da noite em que vocês poderão ficar juntinhos e falar a sós sobre o momento incrível que acabaram de viver!

 

fotografo de casamento em belo horizonte

 

A festa é o momento de extravasar. Liberar toda aquela tensão acumulada nesses longos meses de organização do casamento. É hora de receber os abraços e o carinho daquelas pessoas que você escolheu a dedo para estrem ali com vocês. E claro, hora de se acabar na pista!

Fotos: Vinicius Terror e Simone Ribeiro / True Love Stories

Então, pra finalizar seguem algumas dicas pra garantir que você tenha fotos incríveis da sua festa de casamento!

 

19 – PLANEJE COM CUIDADO A ILUMINAÇÃO AMBIENTE

Como o próprio nome diz, fotografia é a escrita com a luz. E é por isso que uma boa iluminação ambiente e da pista de dança são essenciais para que seu fotógrafo possa garantir as melhores fotos da sua festa sem ter que sofrer com dificuldades técnicas causadas por uma luz mal planejada.

Abuse da iluminação cênica nas paredes em volta do local da cerimônia. Elas vão garantir ambiente aconchegante além de um fundo muito mais bonito para as fotos do seu álbum. Procure usar cores quentes como o laranja e o vermelho.

 

21 – EVITE O USO DE CANHÕES DE LUZ DO TIPO MOVING HEADS (FOTO) E LUZES ESTROBOSCÓPICAS NA PISTA DE DANÇA.

Essas luzes estavam muito na moda até o ano passado e apesar de estarem caindo em desuso ainda são muito usadas nos casamentos que fotografamos aqui em Minas Gerais.

Essas luzes são extremamente fortes e quando elas passam em uma pessoa elas literalmente “queimam a foto”. Além disso, como elas se movem aleatoriamente (canhões de luz) ou piscam muito rapidamente (luzes estroboscópicas) elas deixam as nossas câmeras maluquinhas prejudicando a medição correta da luz que alterna de muito escuro pra extremamente clara em milésimos de segundos.

Acredite ou não, durante uma festa com esse tipo de iluminação nós perdemos mais de 70% das fotos por causa desses problemas.

 

22 – FUMAÇA

Depois da iluminação com canhões de luz, a fumaça na pista de dança é um dos maiores pesadelos dos fotógrafos. Quando o DJ solta aquele jato de fumaça, simplesmente não conseguimos fotografar nada até que a fumaça se dissipe. Veja como a fumaça pode prejudicar suas fotos:

 

23 – CONTRATE UMA BANDA

Uma boa banda é essencial para animar uma festa de casamento. Escolha uma banda que tenha o costume de interagir e conversar com o público. Uma boa banda pode injetar uma dose incrível de energia em seus convidados

24 – PEÇA FOTOS POSADAS DAS PESSOAS MAIS IMPORTANTES.

Sim, as fotos espontâneas são super divertidas e são elas que trazem as melhores lembranças.

Mas nem todos os seus convidados estarão dispostos a descer até o chão na pista de dança.

Tire um tempinho com seu fotógrafo para posar ao lado das pessoas queridas que estejam participando pouco da festa, principalmente os mais idosos que costumam ficar quietinhos em suas mesas.

 

25 – SIRVA DOSES GENEROSAS DE TEQUILA AOS SEUS CONVIDADOS!

 

Essa dica é pra fechar com chave de ouro e garantir que a gente tenha fotos memoráveis de sua festa!

 

E aí, gostou das dicas?

Aproveita pra compartilhar no grupo de noivas do whatsapp, mandar pra amiga que também vai casar…

E se ainda não contratou ninguém pra fotografar seu casamento, vem conhecer um pouco mais do nosso trabalho clicando no link abaixo:

TRUE LOVE STORIES

 

FECHAR MENU
Orçamento
1
Solicitar Orçamento
Olá! Vai se casar e morre de preguiça só de pensar em passar o dia posando para as fotos?

Faça um orçamento sem compromisso!

"FOTOGRAFIA PRA QUEM NÃO GOSTA DE FAZER POSE"